Artículos o noticias

ATEI celebra primeiro ano de exibição do NCC na UNIVAP

• Bookmarks: 20


 

A Associação das Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI), promoveu na manhã desta quinta-feira( 09/08), no auditório da reitoria da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos – SP, uma cerimonia para convidados e imprensa para comemorar um ano de exibição do Noticiário Científico Cultural Ibero-americano (NCC), programa criado com o objetivo de apoiar a disseminação de ciência, tecnologia e a cultura na região, que hoje é distribuído, em espanhol e português para mais de 173 entidades ibero-americanas, incluindo sistemas de transmissão, canais de TV aberta e DTH, além de plataformas de WebTV.

Segundo o presidente do Conselho Diretivo da ATEI, professor Gabriel Torres, durante a cerimônia, além de comemorar o enorme esforço feito para produzir ao longo de um ano 54 noticiários e 546 notas publicadas no NCC, serão entregues alguns reconhecimentos, entre os homenageados estão as emissoras públicas de televisão que publicaram o maior número de notas de ciência e cultura. Também serão apresentados os resultados da cooperação de todas as televisões públicas, agências de notícias e órgãos autônomos que contribuíram para o Boletim Científico e Cultural Ibero-americano.

“O NCC já é considerado o melhor esforço em termos de cooperação internacional e o resultado é que a partir do evento que marca o segundo ano do NCC ampliaremos as transmissões semanais. Enviaremos a cada semana dois programas de 27 minutos cada, ou seja ofereceremos o dobro de conteúdo por semana”, afirma Torres.

Durante o evento também foi lançada a séria “Em Paralelo”, que inclui seis capítulos sobre os sucessos mais relevantes da ciência, tecnologia e cultura comentados pelos renomados jornalistas Iván Carrilo e Ana Cristina Olvera.

Além disso, na ocasião também foi anunciado o novo fundo de pagamento de produção de notas de jornalismo científico que contribuirá para o desenvolvimento do jornalismo científico independente.

“Nós vamos comprar 104 notas por ano, sendo duas por semana, de jornalistas independentes de todos os países ibero-americanos”, destaca professor Torres.

 

No mesmo período em que receberá o evento de um ano do NCC, a UNIVAP também receberá a 5ª edição do Fórum Internacional de o TV Morfosis, cujo tema é “Inovações e novos formatos audiovisuais” O evento também abordará as grandes mudanças na transmissão ao vivo, single, ou multicamera, ou seja, como a tecnologia streaming muda a forma de fazer TV ao Vivo, e como as novas formas de obter e consolidar informações digitais estão transformando o jornalismo. Além disso, as inovações no audiovisual corporativo, publicitário e científico, e inovação e negócios no audiovisual também fazem parte da programação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.tvmorfosisbrasil.com.br.

 

Sobre o NCC – O Noticiário Científico Cultural Ibero-americano foi lançado em agosto de 2017, em Medellín, Colômbia, pela Associação de Televisão Educativa e Cultural Ibero-americana (ATEI), com o objetivo de apoiar a disseminação de ciência, tecnologia e a cultura na região.  Ele é distribuído, em espanhol e português, para mais de 173 entidades ibero-americanas, incluindo sistemas de transmissão, canais de TV aberta e DTH, além de plataformas de WebTV, que também fornecem notas informativas, assim como as agências de notícias AFP, Deutsche Welle, EFE, Notimex e Xinhua, que também colaboram com material.

Em seu primeiro ano de emissões, #NoticiasNCC emitiu mais de 540 briefings, 54 programas semanais e 2 especiais de final de ano. Atingindo uma média 25 milhões de telespectadores e internautas em toda a América Latina.

 

Sobre a ATEI – a missão da Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-Americanas é contribuir para o desenvolvimento da educação, ciência e cultura ibero-americana através do uso da televisão e outras tecnologias de informação e comunicação.

Atualmente, a rede de parceiros ATEI é composta por mais de 90 instituições, incluindo os canais de serviço público de televisão (nacional, regional e local), Ministérios e organismos responsáveis pela Educação e Cultura a nível nacional, regional ou local, Universidades ou Instituições de Ensino Superior e de Pós-Graduação, Fundações e ONGs sociais e culturais e centros de formação permanente e profissional.

Noticiero Científico y Cultural Iberoamericano – Noticias NCC
comments icon0 comments
0 notes
894 views
bookmark icon

Write a comment...

Diseño y Hosting web por