Artículos o noticias

Professor da PUC Goiás participa da descrição de três novas espécies

• Bookmarks: 29


10/07/2018 | 15h33 | Redação PUC Notícias

Descoberta envolveu, além do professor doutor Wilian Vaz-Silva, pesquisadores da USP, UFRJ, UFOPA, UFG e do ICMBio

Três novas espécies foram recentemente descritas para a ciência e contribuem para o melhor entendimento da biodiversidade brasileira. Duas espécies de anfíbios (rãs) e uma de anfisbênio (réptil de habito escavador) foram publicadas em junho no período científico internacional Zootaxa (clique para ter acesso ao artigo original, em inglês).

O professor dr. Wilian Vaz-Silva, da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas (ECAB/PUC Goiás) e atual coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas Biológicas (CEPB), participou das três descobertas juntamente com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do ICMBio.

As duas espécies de anfíbios nomeadas de Ololygon goya e Oreobates antrum (foto) ocorrem no Cerrado e o anfisbênio, Amphisbaena hoogmoedi, no sul da Amazônia. Especificamente em relação aos anfíbios, a descoberta é resultado de pesquisas coordenadas pelo professor da ECAB e conduzidas há mais de dez anos no nordeste do Estado de Goiás, na região conhecida como Vão do Paranã.

Vaz-Silva frisa ainda que “a descoberta de novas espécies evidencia o conhecimento subestimado da nossa biodiversidade e nos remete à necessidade urgente de proteção de ambientes naturais remanescentes, como as áreas de Mata Seca, típicas da região nordeste do Estado de Goiás”. O currículo Lattes do biólogo, arqueólogo, professor e pesquisador pode ser consultado clicando aqui.

 

Por: Redação PUC Notícias

Noticiero Científico y Cultural Iberoamericano – Noticias NCC
comments icon0 comments
0 notes
901 views
bookmark icon

Write a comment...

Diseño y Hosting web por