Artículos o noticias

Observatório de Astronomia e Física da Univap abre para visitas

• Bookmarks: 15


 

A Universidade do Vale do Paraíba – Univap abrirá o Observatório de Astronomia e Física para a temporada de visitas 2018. Realizadas todas as quartas-feiras às 19h, as visitas não precisam de agendamento e a entrada é gratuita. Além das observações, mini palestras são ministradas para auxiliar na atividade, manuseio e apreciação com a utilização de um telescópio.
O local é equipado com seis telescópios automatizados, sendo um montado em uma cúpula no alto do prédio, com 30cm diâmetro e outros cinco telescópios ópticos portáteis, além de um espaço para exposições permanentes ou temporárias e um auditório para atividades de ensino, extensão e pesquisa.
Inaugurado em 2011, o observatório recebeu mais de 10 mil visitantes, entre escolas públicas e privadas, grupos de pesquisadores e aficionados pela astronomia. O número deve aumentar ainda mais para este ano, já que o calendário celeste está repleto de “atividades”. O ano iniciou-se com uma superlua (01 de janeiro) e seguirá com um eclipse lunar dia 27 de julho. Chuvas de meteoros estão previstos para os dias 22 de abril, 17 de julho e 24 de agosto.
Com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade para as ciências exatas, o Observatório também abriga projetos de pesquisa acadêmica e aplicada.
Todas as visitas contam com a monitoria e auxílio de professores, alunos e pesquisadores do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da universidade. Não é necessário o agendamento das visitas, exceto para grupos acima de 10 pessoas e escolas. Nesse caso o agendamento é feito pelo link www.univap.br/observatorio
SERVIÇO
Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap
Visitação: todas as quartas-feiras, a partir das 19h
Endereço: Univap – Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova. São José dos Campos
Por: UNIVAP

 

Noticiero Científico y Cultural Iberoamericano – Noticias NCC
comments icon0 comments
0 notes
708 views
bookmark icon

Write a comment...

Diseño y Hosting web por